Você está no início de sua jornada de SEO? Talvez você tenha ouvido que o SEO pode ajudar a direcionar o tráfego para o seu site e obter classificações mais altas, mas não tem certeza de como funciona ou em quais áreas se concentrar? Bem, você veio ao lugar certo. Continue lendo para descobrir o que todo profissional de marketing digital deve saber sobre SEO.
Definindo a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO)
Vamos começar fazendo uma pergunta óbvia: o que exatamente é SEO? Bem, SEO significa ‘Search Engine Optimization’, que é o processo de obter tráfego de resultados de pesquisa gratuitos, orgânicos, editoriais ou naturais em mecanismos de pesquisa. O objetivo é melhorar a posição do seu site nas páginas de resultados de pesquisa. Lembre-se de que quanto mais alto o site estiver listado, mais pessoas o verão.
Um bom SEO envolve muitas atividades diferentes, como:
Identificar palavras-chave relevantes com bom potencial de tráfego de pesquisa
Criar conteúdo útil de alta qualidade e otimizá-lo para mecanismos de pesquisa e usuários
Incluindo links relevantes de sites de alta qualidade
Medindo os resultados
Atualmente, o SEO é considerado uma atividade de marketing essencial.
Desde o início, é importante que você entenda as diferenças entre a pesquisa orgânica e natural, sinônimo de SEO e a pesquisa paga. Existem cinco diferenças principais:
A primeira diferença é que os resultados da pesquisa paga aparecem na parte superior das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa e os resultados orgânicos aparecem abaixo deles.
Outra diferença importante entre pesquisa paga e orgânica é o tempo. Com a pesquisa paga, você obtém resultados quase instantâneos, às vezes em minutos; enquanto que, com a pesquisa orgânica, os resultados levam mais tempo – geralmente semanas, meses e até anos. Portanto, você deve jogar o jogo de médio a longo prazo com a pesquisa orgânica.
Quando se trata de pagar, bem, como o nome sugere, o tráfego de pesquisa paga é pago. Você paga por clique (PPC) com base no custo por clique (CPC). Isso significa que você paga uma taxa cada vez que um usuário clica em seu anúncio. Portanto, em vez de depender do tráfego orgânico para seu site, você compra tráfego para sua página pagando ao Google para exibir seu anúncio quando o visitante fizer uma pesquisa por sua palavra-chave. Para a pesquisa orgânica, o tráfego é gratuito, embora exija um investimento de recursos e tempo.
Em termos de retorno do investimento ou ROI, é muito mais fácil medir com a pesquisa paga. Isso ocorre em parte porque o Google fornece mais dados de palavras-chave que você pode capturar no Google Analytics. No entanto, com a pesquisa paga, o ROI pode estagnar ou diminuir com o tempo. Com a pesquisa orgânica, o ROI é um pouco mais difícil de medir, mas geralmente melhora com o tempo. A longo prazo, a pesquisa orgânica pode oferecer um retorno do investimento muito bom.
Quando se trata de participação no tráfego, cerca de 20% a 30% dos usuários clicam em resultados pagos e 70% a 80% dos usuários clicam em resultados de SEO. Portanto, a maior parte dos cliques está, na verdade, nos resultados orgânicos.
Não se trata apenas de diferenças – também existem semelhanças entre pesquisa paga e orgânica:
É importante definir objetivos de SEO – e alinhá-los com seus objetivos gerais de negócios – porque:
Eles encorajam a adesão dos principais interessados.
Eles ajudam você a formular sua estratégia de SEO.
Eles garantem que as metas sejam cumpridas.
O que você deve medir?
Definir objetivos pode parecer uma tarefa árdua, mas medi-los pode realmente ajudá-lo a progredir com seu SEO a longo prazo. Então, que tipo de coisas você deve medir?
Considere medir:
“Mova 50% de nossas 20 principais palavras-chave para a primeira página do Google em nove meses.” Este objetivo se concentra na classificação de palavras-chave.
“Melhorar nosso tráfego orgânico ano a ano em 20% no terceiro trimestre e 25% no quarto trimestre.” Este objetivo se concentra em aumentar o tráfego orgânico do site.
“Aumente nossa participação no mercado de SEO de 3% para 5% no próximo ano financeiro.” Este objetivo se concentra no aumento da participação de mercado.
O foco de seus objetivos irá variar dependendo se o seu negócio é transacional ou informativo.
Se seu negócio é transacional e você tem um elemento de e-commerce, convém definir seus objetivos em relação ao rastreamento de vendas e conversões de leads. No entanto, se você for um site comercial que não seja de comércio eletrônico, deve se concentrar nas gerações de leads.
Se sua empresa for informativa, é mais provável que você defina objetivos com foco no reconhecimento da marca ou no tráfego do site.
Finalmente, lembre-se, mesmo quando você implementa totalmente sua estratégia de SEO, o SEO nunca termina. Com o SEO, você pode precisar mudar de tática no meio do caminho, jogar um jogo longo e esperar para ver os resultados finais. Mas com uma base sólida de SEO – e um pouco de paciência – os benefícios de sua estratégia de SEO devem se tornar aparentes, levando a uma melhor experiência do usuário para os clientes e mais conversões para o seu negócio.
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