Quando as pequenas empresas começam, seu foco geralmente é como fazer com que os primeiros clientes cheguem. Eles podem confiar em formas tradicionais de publicidade, como anúncios impressos, mala direta com cupons ou até mesmo publicidade externa. As empresas podem acreditar que, uma vez que oferecem um bom produto ou serviço, é apenas uma questão de tempo até que os clientes encontrem o caminho até eles.
Embora essa estratégia possa gerar negócios, existe uma maneira melhor e mais fácil. As pequenas empresas devem considerar o mercado global de clientes potenciais online e se beneficiar da convergência de seu marketing tradicional e digital. Nenhuma pequena empresa, por mais nova que seja, deve ignorar os canais digitais como uma forma de gerar leads e converter interesse em clientes.
Vejamos os benefícios do marketing digital e as maneiras como as plataformas online podem ser usadas para ajudar a expandir seus negócios.
Os clientes em potencial que você pode encontrar online são um grupo muito maior do que você jamais será capaz de atrair apenas localmente. Usando técnicas de marketing digital, você pode alcançar um público global de uma forma econômica, escalonável e mensurável.
Alguns dos principais benefícios do marketing digital incluem:
Com oportunidades infinitas, o marketing digital pode parecer intimidante se você nunca o usou para um negócio antes. Há uma variedade de plataformas e termos de marketing digital que podem fazer com que pareça um projeto maior do que é.
As pequenas empresas podem acreditar que não têm tempo ou dinheiro para competir online. Como resultado, muitos preferem ir devagar e se ater a uma ou duas formas de publicidade tradicional, presumindo que seus negócios irão evoluir com o passar do tempo.
O fato é que o mercado é competitivo e, embora o boca a boca e as recomendações do cliente possam ajudar a direcionar o tráfego, os clientes terão dificuldade para encontrar sua empresa, a menos que você apareça nos lugares onde passam mais tempo. Afinal, 4,6 bilhões de pessoas usam a internet por diversos motivos. Isso é 60% de penetração global da Internet de acordo com Digital 2021: Relatório de visão geral global.
Portanto, adiar a construção de uma presença online não é uma abordagem eficaz. A melhor maneira de garantir o sucesso é promover seu negócio em escala global e usar a segmentação para atrair clientes interessados em seu serviço ou produto.
Como já discutimos, sua empresa precisa estar presente onde seus clientes e isso está online. Qualquer que seja o produto ou serviço que uma pessoa procure, muito provavelmente ela começará a pesquisa com o Google. Se você não tiver presença online, não será encontrado e não poderá competir.
Se você tem uma presença online, mas seus concorrentes são mais fáceis de encontrar porque têm uma classificação mais elevada na pesquisa, você ainda pode não ser encontrado. Junto com a criação de um site, aprender o que é Search Engine Optimization (SEO) e por que é importante ajudará você a superar os concorrentes sendo o primeiro nome que um cliente em potencial encontra em uma pesquisa do Google.
Palavras-chave são cruciais para que isso aconteça, portanto, certifique-se de entender as melhores palavras-chave (cauda longa e cauda curta) para o seu negócio. Use este infográfico simples para guiá-lo pelas cinco etapas da pesquisa de palavras-chave.
Você também deve incluir perguntas simples para as quais os clientes em potencial podem desejar respostas rápidas, como onde você está localizado, seu horário de funcionamento e detalhes de seu produto ou serviço. Ao olhar seu site e os sites dos concorrentes lado a lado, seus clientes em potencial devem ser capazes de comparar horários, preços, ofertas especiais e muito mais para tomar a melhor decisão para eles.
Nós desenvolvemos este guia prático de SEO para pequenas empresas se você precisar de ajuda para começar.
Pense no marketing digital como uma forma de se tornar acessível às pessoas que você está tentando atingir. O alcance de sua empresa pode ir muito além de sua localidade e a escalabilidade se torna uma realidade.
Por meio de uma presença na web, sua empresa está aberta para negócios, mesmo quando você não está! Você pode criar um ambiente onde seus clientes possam entrar em contato com você dia ou noite.
Isso significa que os clientes atuais e potenciais podem enviar e-mails com perguntas, fazer compras e navegar em seu estoque com apenas alguns cliques. Além disso, clientes em potencial que não têm como ir fisicamente até você ainda podem fazer negócios com você por meio de uma função de e-commerce ou simplesmente usando a mídia social.
Poucas formas de publicidade são tão econômicas quanto o marketing digital. As pequenas empresas e start-ups estão sempre tentando alcançar o máximo possível por meio de seu marketing dentro do orçamento.
A publicidade online pode esticar ainda mais seu orçamento e permitir que você refine seu público-alvo. A mídia social é especialmente boa para isso, pois permite que você defina um orçamento diário para um público discreto que tem interesse em sua marca ou ethos. Mais importante ainda, permite que o seu negócio exclua pessoas que nunca comprariam de você – economizando tempo e dinheiro!
Transforme os recursos de marketing de sua pequena empresa
Você está procurando desenvolver um site que possa gerar leads? Ou talvez você queira criar uma campanha no Facebook para ver os resultados. O primeiro passo para atingir esses objetivos é desenvolver uma compreensão do marketing digital e como ele pode ter um impacto positivo em seus negócios.
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