Memes se tornaram uma unidade de moeda cultural na era digital e podem ser encontrados em todas as plataformas de mídia social. São conteúdos humorísticos, muitas vezes com imagem e texto, destinados a consumo rápido. Mas você pode usar memes para marketing? Este artigo analisa o que são memes, como você pode usá-los para marketing e o que observar se você tentar essa estratégia.
Os benefícios de usar memes para marketing
Há um certo charme caseiro nos memes da Internet. Qualquer pessoa pode se envolver, usando sites como o Meme Generator para adicionar texto aos clássicos do gênero.
As marcas podem usar memes criados por outras pessoas para suas campanhas de marketing, mas é aconselhável criar seus próprios memes se você planeja usá-los para fins de marketing. Os profissionais de marketing precisam trabalhar um pouco mais para aderir às tendências culturais.
A parte difícil é pensar em uma legenda inteligente.
É relevante para a marca e relevante para o público, sem destruir a conexão com uma mensagem de vendas agressiva. Quando executados com habilidade, os memes são uma forma barata e alegre de atrair a interação na mídia social.
Você também pode criar conteúdo capaz de memes. Ou seja, as marcas podem criar conteúdo com potencial para se tornar um meme por si só.
Por exemplo, quando a Netflix lançou o material de visualização (por exemplo, a imagem abaixo) para sua série Bird Box, ela forneceu a tela para incontáveis memes:
Quando as empresas usam memes, inevitavelmente mostram seu lado humano.
Isso significa que nem sempre os memes precisam ser engraçados. Eles podem ser instigantes e perspicazes, não apenas vistos como frívolos. É mais seguro para as marcas começar com os memes mais leves, pois as imagens mais sérias tendem a ser de natureza política.
As marcas devem estar cientes de que os memes só ajudarão a cumprir alguns objetivos de marketing. Se eles enviarem uma mensagem de vendas, os usuários serão desanimados imediatamente. Isso traz considerações semelhantes às do nosso guia de marketing para o Reddit.
O segredo é entender a pulsação do público e participar, agregando algo que contribua para o momento. Marcas que erram prejudicam o humor e pagam o preço.
No entanto, os memes podem fazer parte de uma estratégia séria e Lembre-se destas dicas ao adicionar memes ao seu plano de marketing:
Fale Agora Conosco