Se você está pensando em como posicionar seu site na internet, primeiramente, o google precisa saber que o seu site existe. E você pode fazer isso acontecer das seguintes formas:
Em diversos casos as pessoas apenas compram um domínio e acreditam que seu website irá aparecer no Google. Para este passo, contrate uma agência ou tenha uma pessoa que saiba criar uma página na Internet.
O primeiro passo é verificar se a página pode ser lida pelo robô do Google. No caso, você deve verificar, através da ferramenta SEO-Browser, como o Googlebot lê a sua página e entende a sua informação.
Um ponto importante é que a sua página deve retornar código 200 no seu cabeçalho.
Uma forma boa de garantir que seu site seja indexado pelo Google, é cadastrar-se no Google Search Console, uma ferramenta gratuita que ajuda webmasters a terem informações sobre seus sites.
Depois de fazer o cadastro na ferramenta, é preciso verificar a propriedade do site — ou seja, mostrar que você é o dono do endereço. Nesse caso, se você já tem o Google Analytics instalado, já é possível fazer essa verificação por meio dele. Por outro lado, se ainda não tiver feito a instalação, você pode incluir uma tag dentro do site.
Ao abrir o Search Console, na barra superior adicione a URL da página e espere a validação. Caso já esteja no Google, não há nenhuma ação a ser feita, já que ela já está apta para aparece nos resultados de pesquisa.
Se ela ainda não estiver, você verá a mensagem “A URL não está no Google” e receberá a opção de solicitar indexação — ou seja, a leitura do conteúdo. Após clicar nessa ação, o link será enviado a uma lista de rastreamento prioritária. Assim, basta aguardar a validação.
Através do Google Search Console, você poderá enviar o seu sitemap.XML, que é um arquivo padrão no qual você descreve todas as URLs do seu site. Se você possui um site em WordPress, saiba que existem diversos plugins de WordPress que fazem a geração automática do sitemap.XML. Outras plataformas do mercado também contam com essa funcionalidade.
Este é um arquivo dentro do protocolo SITEMAP XML, no qual são listadas todas as URLs do seu site. Para fazer a criação no WordPress, é possível usar o plug-in Yoast SEO. Ele possui uma funcionalidade que permite essa função.
Durante a configuração, é possível adicionar páginas para serem indexadas. O interessante é que, depois, ele atualiza automaticamente todas as vezes que você fizer uma nova postagem.
Então, de volta ao Search Console, você pode ir à opção “Sitemaps” e adicionar o link do seu.
Através de uma verificação manual podemos fazer isso de duas formas:
A primeira é pegar uma parte de conteúdo da sua página, como por exemplo, o primeiro parágrafo e fazer a consulta no Google daquele parágrafo entre aspas. Desta forma o Google irá retornar todas as páginas em seu índice que contém exatamente aquele parágrafo.
A segunda forma manual, é executando o comando site:www.meusite.com/minhapagina.html. Ao executar este comando com a URL da sua página, o Google irá retornar a sua página, se ela estiver em seu índice.
O processo para aparecer no Google é simples, mas é importante que você tenha noção de que um bom trabalho na construção do seu website faz com que o seu site se torne muito mais popular e visível para os usuários.
Fale Agora Conosco