A pandemia Covid-19 mudou tudo, desde a maneira como as pessoas buscam informações, se comunicam e até compram. Essas mudanças significam que as marcas precisam repensar como comercializam para os clientes e encontrar novas maneiras de construir fidelidade, através do marketing digital.
Paralelamente, a forma como as pessoas trabalham nas empresas mudou radicalmente. Os dias de 9 às 5 no escritório acabaram, para serem substituídos por trabalho remoto e híbrido. Essa mudança drástica forçou as empresas a reavaliar como as equipes podem se comunicar e trabalhar juntas para impulsionar o sucesso dos negócios.
Veja abaixo, 4 ponto significativos que as empresas precisam considerar para prosperar em um mundo pós-pandemia. O futuro do marketing digital após a Covid-19
Como vemos,o resultado da pandemia Covid-19, as vendas globais de varejo eletrônico aumentaram para quase US $ 4,28 trilhões. Entre 2019 e 2021 (o pico dos bloqueios impostos pela Covid), as plataformas de varejo, relataram um aumento de 22 bilhões de visitas em junho.
No segundo trimestre de 2021, a Shopify revelou que alcançou seu primeiro US $ 1 bilhão em um trimestre, um aumento de 57% ao ano.
E o Shopify não é a única empresa a se beneficiar. A pesquisa da GlobalData revelou que 90% dos dez principais sites de comércio eletrônico,tiveram um crescimento de receita de dois dígitos. Isso ocorreu devido a um aumento no número de pessoas que visitam plataformas de varejo online como resultado da Covid.
E essa tendência nas compras no varejo online continua, mesmo após a introdução da vacinação em massa e uma mudança para uma vida mais normal
Quer seja diretamente no site da sua marca ,ou por meio da mídia social, levará a mais leads e vendas neste novo mundo digital.
As restrições de viagens devido à pandemia resultaram na permanência de pessoas em suas localidades. Isso tornou os bairros locais mais valiosos para as pessoas e criou um senso de comunidade.
Na Pesquisa Google, as palavras-chave “local” e “empresa” aumentaram 80%, enquanto a combinação de “quem possui” e “estoque” subiu espantosos 8.000%! Ficar local significava comprar localmente (ou #shoplocal).
Essa mudança exigiu que os profissionais de marketing conversassem com os clientes de maneiras diferentes e se concentrassem na localização do conteúdo e da mensagem.
Isso apenas demonstra a complexidade envolvida no futuro do marketing de busca, pois as marcas precisam estar atentas ao que os clientes procuram.
Uma pesquisa recente do Facebook revelou um aumento nos grupos de comunidades online durante a Covid. 91% das pessoas deram apoio a outras pessoas por meio de um grupo, enquanto 98% sentiram a sensação de pertencer a um grupo. Essa nova confiança nas comunidades oferece aos profissionais de marketing uma oportunidade de se conectar com públicos de nicho de uma forma significativa.
Os profissionais de marketing digital adoram o tráfego pago , pois é fácil medir o ROI e torna mais simples identificar as campanhas que funcionam. Seja por meio de publicidade patrocinada ou outros tipos, as marcas podem vincular os gastos a uma ação, como um lead.
As marcas tendem ao marketing de busca paga usando plataformas como Google, Amazon e Facebook, pois oferece uma maneira econômica de atingir os clientes certos. O aumento do tráfego online durante a Covid-19 significou que mais marcas recorreram aos canais online para interagir com os clientes.
Isso criou um ambiente competitivo e forçou muitas equipes de marketing a reavaliar como obter o máximo retorno para seus orçamentos. Afinal, os gastos globais com publicidade, de acordo com o Statista, devem chegar a US $ 790 bilhões em 2022.
Uma grande mudança no comportamento do consumidor tem sido a necessidade de as marcas demonstrarem humanidade e confiança. Isso se tornou particularmente importante para as questões sociais.
Em uma jogada ousada, o Airbnb mudou seu orçamento do marketing de busca paga para se concentrar no marketing de marca, particularmente PR. Essa mudança foi devido à necessidade óbvia (como uma marca de viagens) de cortar gastos durante a Covid-19, mas o que eles notaram durante esse período foi que os níveis de tráfego do site voltaram a 95% dos níveis anteriores à Covid 2019 sem qualquer gasto com marketing .
Tenha em mente que o conhecimento público da marca do Airbnb permite que eles recuem no marketing de desempenho. A maioria das empresas não tem esse tipo de poder. Em um mundo ideal, uma combinação de marketing pago e de marca o ajudará a obter o máximo de seu orçamento e atividades de marketing.
As plataformas de mídia social estão ficando mais sofisticadas. Não é mais apenas uma forma de conversar com amigos , muitas redes sociais estão se tornando o lugar perfeito para promover e vender seus produtos.
O relatório Status of Social Commerce 2021 descobriu que 97% da Geração Z usa a mídia social como sua principal inspiração para fazer compras. Com essa atividade nas redes sociais, as marcas seriam tolas se não explorassem a opção de compra dentro do aplicativo.
Quando você fala sobre comércio social, você não pode ignorar o poder dos influencers.
Muitas marcas estão agora se engajando no marketing de influenciadores para persuadir as pessoas a fazer o clique final para comprar.
Ao conectar o comércio eletrônico da sua marca às interfaces de mídia social no Facebook e Instagram, você pode atingir novos clientes. Confira este guia de compras passo a passo para descobrir como as marcas vendem com eficácia nas redes sociais.
A chave para o sucesso de grandes e pequenas empresas, em um mundo pós-Covid é colocar os clientes no centro de suas atividades.
Combinar uma ótima experiência do cliente com uma simples jornada que humaniza sua marca resultará em um coquetel de marketing digital perfeito que gera leads e nutre os clientes.
A mudança no comportamento online significa que as empresas precisam de profissionais digitais com competências relevantes e atualizadas.
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